Cannabis e a vacina contra o COVID-19
Existe alguma interação entre o uso da cannabis e as vacinas contra o COVID?

Após mais de um ano de isolamento, as vacinas contra o COVID-19 fazem o mundo vislumbrar com o retorno à vida normal.
E enquanto muitos questionam a eficácia das vacinas, os efeitos sobre pessoas com condições clínicas específicas, e até os efeitos da ingestão de bebidas alcoólicas após as doses da vacina, muitos de nós nos perguntamos sobre os efeitos da cannabis após a vacina.
Especialistas confirmam não haver evidências de que a ingestão de cannabis prejudique os efeitos pré ou pós vacina. Eloise Theisen, enfermeira e Presidente da Associação Americana de Enfermeiras Canábicas (ACNA), orienta que o paciente que está sob uso contínuo da cannabis não interrompa o tratamento.

“Sabemos que os canabinóides permanecem no sistema por 5-13 dias dependendo da frequência do uso. Se você usa diariamente por necessidade de um tratamento, continue utilizando. Se você é novo no uso da cannabis e acabou de tomar a vacina, aguarde 24 horas para iniciar o tratamento e busque orientação médica”, diz Eloise.
Já são mais de 300 milhões de pessoas vacinas nos Estados Unidos e entre elas inúmeros usuários da planta e seus derivados. E ainda assim, o número de novos casos e mortes por COVID continuam caindo.
Mara Gordon, fundadora da Aunt Zelda’s, empresa que desenvolve produtos a base de cannabis, sugere que os pacientes devem manter o uso cotidiano das substâncias utilizadas para os tratamentos, mas se possível diminuir as doses já que a cannabis possui propriedades anti-inflamatórias: “As vacinas funcionam produzindo algum tipo de inflamação para obter uma resposta da imunidade do corpo, então você não quer usar muito anti-inflamatório”.
Enquanto ainda há muita incerteza sobre as formas de conter os avanços do vírus, não há nenhuma evidência de efeitos adversos na saúde de milhões de pessoas que tomaram a vacina e que também utilizam a cannabis. Pelo contrário, sabemos que o vírus não ataca somente as vias respiratórias, mas também é o motivo de vivermos em isolamento que nos revelou inúmeros casos de depressão, ansiedade e outras condições psicológicas. Neste contexto, a cannabis se apresenta como um grande aliado no combate ao COVID-19.
Na luta pelas vidas,
Plante Amor & Acalme-se.

Fontes:
https://thegreennurse.com/acna-covid19/
https://www.leafly.com/news/health/does-cannabis-interact-with-a-covid-shot

Espalhe Amor

Leave a Comment