Nos últimos anos, o debate acerca do uso da cannabis medicinal ganhou força e adeptos no mundo todo. O recente histórico de cidades e países que liberaram o uso da cannabis, tanto para fins medicinais quanto para o uso recreativo, fortaleceu a luta de quem promove a saúde e o bem estar através das propriedades da planta.

Uma das formas de ingestão da planta para fins medicinais é através do óleo de cannabis. Os óleos são concentrados criados a partir do processo de extração química das propriedades da planta que proporcionam inúmeros benefícios para a saúde do paciente quando utilizado adequadamente.

Veja aqui alguns dos benefícios do óleo de cannabis comprovados por evidências científicas:

  1. Alívio da dor crônica
    A cannabis é utilizada para o tratamento de dores há milhares de anos. Recentemente, cientistas descobriram centenas de componentes químicos na planta que oferece alívio para diversas dores crônicas, como dores relacionadas à esclerose múltipla, artrite reumatoide e no nervo ciático.
  2. Prevenção do diabetes
    Pesquisas conduzidas pela Aliança Americana para a Cannabis Medicinal (AAMC) evidenciou a ligação do uso da cannabis com a estabilização da pressão sanguínea e do nível de açúcar no sangue, além de melhorar a circulação sanguínea.
  3. Redução da ansiedade e da depressão
    A ansiedade e a depressão são distúrbios mentais de grande impacto no bem estar do paciente e de sua família. Geralmente o tratamento se baseia em remédios farmacêuticos que causam inúmeros efeitos colaterais. Estudos recentes com animais e seres humanos indicam uma significativa melhora nos quadros de pacientes tratados com o óleo da cannabis por agir no receptor de serotonina no cérebro, um neurotransmissor que regula o humor e o comportamento social.
  4. Combate ao câncer
    Um dos grandes benefícios do uso medicinal da cannabis é sua ligação com o combate ao câncer. Já existem inúmeras evidências que demonstram a cannabis como um importante componente no alívio de alguns sintomas e até no combate a alguns tipos de câncer.
  5. Contenção do desenvolvimento do Alzheimer
    O mal de Alzheimer é causado pela degeneração cognitiva, processo quase inevitável pelo qual passamos com o passar do tempo. A cannabis tem ação anti-inflamatória que combate a inflamação do cérebro que causa o Alzheimer.
  6. Prevenção de doenças cardíacas
    Estudos recentes indicam grande influencia da cannabis no controle da pressão sanguínea. A pressão alta é motivo de inúmeras condições médicas como infarto, derrame e síndrome metabólica que comprometem a saúde do coração e do sistema circulatório.
  7. Controle de convulsões
    A cannabis pode ajudar a controlar convulsões e contribuir significativamente na vida de famílias inteiras que cuidam de indivíduos com epilepsia.

O uso da cannabis medicinal depende da condição médica de cada indivíduo. O tipo de óleo, a dosagem e a frequência dependem do efeito que se busca. Por isso, procure sempre uma associação para orientá-lo sobre a melhor forma de utilizá-la.

Russo EB. Cannabinoids in the management of difficult to treat pain. Ther Clin Risk Manag. 2008;4(1):245-259. doi:10.2147/tcrm.s1928 (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2503660/)

http://www.letfreedomgrow.com/cmu/diabetes_5.htm

https://www.healthline.com/health/cbd-for-anxiety

https://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/cancer-in-general/treatment/complementary-alternative-therapies/individual-therapies/cannabis
Kim SH, Yang JW, Kim KH, Kim JU, Yook TH. A Review on Studies of Marijuana for Alzheimer’s Disease – Focusing on CBD, THC. J Pharmacopuncture. 2019;22(4):225-230. doi:10.3831/KPI.2019.22.030 (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6970569/)



Plante amor & acalme-se.

Texto por: Douglas Miyahara

Douglas Miyahara é sociólogo, professor, permacultor, ativista ambiental e colaborador da ACALME BRASIL.

Espalhe Amor

Leave a Comment